De repente tudo acontece (ou “desacontece”) e termina em “por quê?”.
Bom, existem dois tipos de “porquês” a serem analisados aqui (não gramaticalmente falando). Primeiro “porquê”: você tira uma nota baixa na prova de português, bioquímica, cálculo ou sociologia (pra abranger a todos). Mas por que, Deus? Porque não estudou, obviamente. Você chega atrasado numa reunião importante. Mas por que, Deus? Porque passou tempo demais orkutando ou twittando. Fato. Esse é o primeiro tipo de “porquê”. A resposta para o “porquê” vem de você. As consequências que geraram o “porquê” foram causadas por uma atitude sua. Tudo certo?
Agora vamos ao segundo “porquê”: você tira nota baixa na prova de português, bioquímica, cálculo ou sociologia. Mas por que, Deus? Porque você não teve tempo pra estudar, porque aconteceu algum problema em casa ou coisa parecida, porque... Enfim. Você chega atrasada na reunião. Mas Por que, Deus? Porque o ônibus atrasou, porque aconteceu um congestionamento, porque... Pronto. As consequências que geraram o “porque”, não foram causadas por atitude sua. Mas então... Por que eu estou falando isso? Só queria dizer que por trás de todos os “porquês” existem propósitos e planos traçados por Deus, mas que muitas vezes não queremos enxergar porque nosso egoísmo nos cega.
No primeiro “porquê”, a resposta soa apenas como uma consequência de uma atitude errada sua. Deus, como bom pai, não vai impedir que haja uma correção, é claro. Então, não adianta não estudar por motivos irrelevantes e depois pedir pra Ele dar um “jeitinho” de você tirar nota alta. Entenda essas consequências como correção de um pai. Já no segundo, não depende de você. Existe uma maior liberdade para Deus atuar. Então, antes de colocar a culpa nEle ou em outro pelo ônibus atrasar, por seu amigo ter “furado” com você, por te culparem por algo que você não fez, por não ter dinheiro pra comprar um celular novo, por seu colega ter desfeito o que você fez, enfim, antes de querer culpar a tudo e a todos, pense calmamente nos propósitos de Deus nessas circunstâncias. Digo isso porque sei que é, sim, possível. Numa situação assim, antes de tomar uma atitude, pare, pense, medite. Se não entende agora, depois Deus te fará entender. Se tiver que sofrer, sofra. Dar liberdade pra Deus atuar através de você, entender quando isso está acontecendo e viver uma vida nos propósitos dele pode não parecer ou ser um mar de rosas. Por isso é preciso estar disposto a carregar a cruz, como disse Jesus (Mateus 16.24). Mas o melhor de você parar pra entender como ele está agindo nesses momentos e se tornar sensível a isso é exatamente a sensação de gratidão a Deus que te envolve. Você começa a agradecer porque perdeu o ônibus mesmo que não tenha um porquê aparente. Depois você agradece mais ainda porque soube que no dia que você perdeu não teve aula. O propósito dele era só te deixar descansada em casa nesse dia. Você começa a agradecer por ter ficado numa turma que não queria, mesmo sem saber porque está ali. Mas depois você fica mais grato ainda porque Deus transformou vidas através de sua presença ali. É claro, porém, que existirão os casos em que você vai, sim, perder uma aula importante por algo que não foi culpa sua e não vai perceber o porquê de isso ter acontecido. Mas o sentido de entender o que Deus quer por trás dos porquês, é não precisar saber o “porquê” pra agradecer... Andar com Ele é isso. Se deixar levar por sua vontade e entender e agradecer mesmo que não seja compreensível para nós.
Pra terminar:
"DÊEM GRAÇAS EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS, POIS ESTA É A VONTADE DE DEUS PARA VOCÊS EM CRISTO JESUS. " (1 Tessalonicenses 5.18)
Sim, tudo certo! Aliás, certíssimo!
ResponderExcluirNo primeiro porquê, fiz o link com outras áreaa da vida, como relações interpessoais, com Deus, família, amigos, cuidados com a saúde, trabalho, finanças, etc. Deus não é brasileiro para dar o "jeitinho"! (risos)
As vezes me pego agradecendo por cada coisa esquisita...Porquê?
Por quê? Porque você já entendeu que para tudo Deus tem um propósito. ^^
ResponderExcluirtodos esses porques sao derivados de nossa falta de conhecimento dEle, e de Sua mente que nao esta condicionada a nossos padrões humanos, distorcidos e corrompidos, e pra isso o Espírito diz por meio de Paulo:"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso ENTENDIMENTO, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."(Rm 12.2)
ResponderExcluirexterminemos os "porques" e vivamos gratos por tudo, em Jesus.