quarta-feira, 16 de março de 2011

"Expectativando"

Sabe quando você cria expectativas a respeito de algo ou alguém, sem pensar nas possibilidades de erro, e nada sai como você planejara? Pois é, outro dia fiquei confusa quanto a que decisão tomar diante de uma situação de frustração e decepção. O que fazer quando uma atitude de outro alguém em relação a você não está de acordo com o esperado? Muitas vezes a tendência do nosso coração é de se fechar em relação à pessoa ou a algo. Mas seria essa a atitude mais conveniente? José e Maria quando souberam que iam ser os pais do salvador de Israel poderiam ter criado expectativas, afinal, ser pai do Messias, rei de Israel, deveria ter lá suas vantagens. Nada de pobreza, status social, doenças passariam longe (afinal, Jesus operava milagres), enfim.

A Bíblia nos conta, porém, uma história de perseguição, fuga, simplicidade, e, no final, um filho crucificado como um criminoso. Imagine-se no lugar de José e Maria. Que decepção, hein? Pois é, mas eles foram fiéis mesmo que tivessem suas expectativas frustradas porque eles amavam ao Senhor.

Com Jesus aprendemos a amar, não é mesmo? Então, por que não amar mesmo quando nos decepcionamos? Lá em I Coríntios 13, vemos que quem ama é paciente, não procura seus próprios interesses, tudo sofre, tudo crê, tudo espera. Aprendi passando por uma situação de expectativa frustrada que a primeira coisa que temos que fazer antes de se sentir “decepcionado”, é pensar: e se eu estivesse no lugar dessa outra pessoa? Por que será que ela agiu dessa forma? Não vamos olhar somente o nosso lado da moeda.

Que tal, então, não criar expectativas e deixar tudo na dispensação de Deus, como fizeram José e Maria, sabendo que Sua vontade será perfeita e agradável?

Pensemos nisso.

7 comentários:

  1. CONCORDO PLENAMENTO COM SUA POSTAGEM AMIGA, E SEI QUE NOS DIAS DE HOJE NÓS JOVENS NÃO CRIARMOS EXPECTATIVAS É MEIO DIFICIL, MAIS SABEMOS QUE DEUS ESTÁ NA NOSSA FRENTE E SABEMOS QUE ELE FAZ O NECESSÁRIO PELAS NOSSAS VIDAS.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário, Junião. ^^ Quando eu estava escrevendo, também pensei na dificuldade de não criarmos expectativas, mas eis o nosso desafio como cristãos: descansar em Deus. Tentar é mais glorioso do que se dar por vencido antes de entrar na batalha. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. DISSO NÃO TENHO DÚVIDAS, AQUELE QUE SE DÁ POR VENCIDO ANTES DE LUTAR, É FRACO, E ESSA É UMA CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS QUE NÃO QUEREM NEM CONFIAR EM DEUS ANTES DE DESISTIR, O PENSAMENTO DELES É, TENTAR PRA QUE SE SEI QUE NÃO VOU CONSEGUIR, MAIS GLORIFICO A DEUS POR ELE USAR JOVENS ASSIM COMO VC PARA ALERTAS PESSOAS QUE MUITAS DAS VEZES ESTÃO PENSANDO EM DESISTIR. SIGA EM FRENTE AMIGA SEU BLOG ESTÁ ÓTIMOOOOOOO.. E QUERO SEMPRE ESTAR POR AKI.. BEIJOS. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  4. Acsa,vc sabe que sou sua fã.Primeiro quero parabenizá-la pelo blog, lindo e delicado como vc,tbém dizer que concordo contigo,quando criamos expectativas que seja baseada na palavra de Deus não falha nunca.Os planos de Deus não podem jamais se furstrar.Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga Acsa: é uma grata surpresa encontrá-la na blogosfera! Se me mostrassem o visual do blog e me dessem 10 alternativas sobre a autoria, com você nas opções, não erraria.

    Seu texto é de uma sensibilidade e lucidez profundas. Essa reflexão partindo de Maria e José é desconcertante. Nunca vi igual. Deus seja louvado pelo enfoque! Diferentemente do que pregadores de massa hoje ensinam, eles não andaram num jumentinho "zero quilômetro". Fomos salvo por um "criminoso", que pediu para João cuidar de Maria, atitude típica com viúvas da época. Mais sofrimento impossível, porém com contentamento e júbilo.

    Empatia não é uma de minhas melhores virtudes. Olhar o lado do outro da moeda é um exercício de amor cristão para mim muito necessário, mesmo porque gostaria que se fizesse o mesmo comigo!

    Dia desses estava pensando o quanto já me decepcionei com pessoas, mas também a monstruosidade de vezes na qual decepcionei. Nesse sentido, seu texto é uma fonte pura de onde brotam sementes de amor, perdão e restauração.

    ResponderExcluir
  6. Até você por aqui, Vinícios? Fico feliz pela participação. Ao final de tudo isso, o que eu espero mesmo é que Deus faça uso do blog pra atrair pessoas a Ele. ^^

    ResponderExcluir
  7. Acsa ameii seu blog... a forma como se expressa nos faz sentir a presença do altíssimo, posso sentir o agir de Deus na vida de cada leitor e é realmente maravilhoso, pois sei que é Deus quem está falando através de ti.

    Fica na paz do Senhor

    ResponderExcluir